HISTÓRIA DT






 - 14 anos de existência, todos estados brasileiros visitados, mais de 30 álbuns lançados, mais de 10 milhões de discos vendidos, multidões alcançadas. Originado de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Ministério de Louvor Diante do Trono tem um objetivo único: abençoar vidas.
O grupo Diante do Trono conta com aproximadamente cinqüenta integrantes, entre profissionais e leigos que, juntos, entregam seu talento e sua vida se colocando a serviço da fé. Músicos de base, tocando os teclados, contrabaixo, guitarra, violões e bateria; uma orquestra de sopro, com trompetes, trombones, trompas, e saxofones; dançarinos e cantores: todos fazem parte da grande festa que é realizada a cada ministração. Com uma linguagem clara e objetiva, as canções cantadas pelo Diante do Trono têm permeado diversas classes sociais, segmentos religiosos e faixas etárias, sendo possível perceber através de cada música a mensagem de uma nova vida. São incontáveis os testemunhos vindos de todo Brasil, e também de outros países, que relatam histórias inspiradoras de recomeço, transformação e restauração.
Como fruto do trabalho, parte dos recursos captados é direcionada para o Projeto Ashastan – Índia Diante do Trono, uma casa de restauração para meninas vítimas da prostituição infantil criada pelo Ministério em 1998, ano da gravação do primeiro CD. Cerca de 200 crianças já passaram pelo projeto e algumas, recuperadas, já trabalham na casa como líderes. O Diante do Trono ainda sustenta um abrigo social para crianças em situação de risco em Belo Horizonte e todos os missionários da Igreja Batista da Lagoinha, que se empenham em levar a Palavra do Senhor a diversos locais do Brasil e de outras nações.
Cada uma dessas ações e projetos visam cumprir a missão do Diante do Trono, que se expressa nas seguintes palavras:
“Vivenciar e incentivar a adoração a Deus nas nações do mundo, influenciando a sociedade e a nova geração de adoradores com excelência, santidade e amor.”
O Inicio do Ministério:
O Diante do Trono tem uma história muito particular. Ele não nasceu da escolha dos seus integrantes, mas de um ideal de Deus plantado no coração de pessoas estratégicas.
Há mais de 20 anos, várias pessoas que hoje integram o ministério já faziam parte do louvor da Igreja Batista da Lagoinha. Entre eles o maestro Sérgio Gomes, o baixista Roney Fares, a vocalista Soraya Gomes, a saxofonista Renata Leal, o regente Robinho. A Ana Paula Valadão, que hoje lidera o ministério crescia nos caminhos do Senhor participando das atividades da igreja, como filha do pastor presidente, Márcio Valadão.
Em outubro de 1997, Ana Paula e o maestro Sérgio viajaram aos Estados Unidos para participar da gravação de um CD e também de um congresso, no seminário teológico onde ela estudou por um ano, após decidir interromper a faculdade de Direito e se dedicar integralmente à vida ministerial. Ali eles viveram momentos decisivos, quando Deus a tratou quanto à convicção do seu chamado. Em suas orações Ana percebia que, sempre que abria os olhos, estava orando com os braços e as mãos erguidas em direção à bandeira do Brasil – no local do congresso haviam bandeiras dos países espalhadas pelas paredes. Então ela sentiu claramente que Deus a direcionava para a gravação do louvor congregacional que já acontecia na Lagoinha, a sua igreja.
Ana Paula e Sérgio retornaram dos Estados Unidos na mesma época em que os pastores Márcio e Carlos Gomes retornaram da Índia, impactados pela situação das meninas vítimas da prostituição. Ao apresentarem ao pastor Márcio a direção que Deus lhe deu, ele logo aprovou e decidiram investir os recursos advindos do CD na criação e manutenção do Projeto Ashastan – Índia Diante do Trono, que trabalha para a recuperação daquelas meninas. Com a direção de Deus e a aprovação do pastor Márcio, Ana Paula e Sérgio buscaram formar um grupo com pessoas que já faziam parte do El Shamah, um dos grupos de música da igreja. Nascia assim o Ministério de Louvor Diante do Trono, embora nessa época ele ainda não tivesse este nome e ninguém imaginasse a dimensão que o Senhor lhe daria.
Começaram então os preparativos para a primeira gravação: composição das músicas, arranjos, levantamento da equipe técnica, preparação da igreja. Apesar de cantar desde a infância, Ana Paula ainda não tinha fluência para compor. Quando compôs a música “Não Temas” e cantou para um amigo, que achou a melodia feia. Mas isso não a parou. Tempos depois, veio a canção Diante do Trono, que deu nome ao primeiro CD e posteriormente ao ministério: “Enquanto tomava banho eu orava. Clamava a Deus com tanta intensidade que passei a chorar e a gemer na Sua presença. Minhas lágrimas misturavam-se com a água do chuveiro. Assim brotava a melodia da música Diante do Trono. Ela nascia do meu interior com uma fluência incrível, e a letra começou a vir aos meus lábios de forma igualmente sobrenatural”, conta.
No dia 31 de janeiro de 1998, como um milagre de Deus, o Diante do Trono gravou o seu primeiro CD dentro da própria Igreja Batista da Lagoinha. As músicas Manancial e Aclame ao Senhor marcaram o primeiro trabalho, já apontando Nívea Soares e André Valadão como promessas de líderes de louvor. Durante duas horas, 7.000 pessoas cantaram e dançaram, criando uma nova tendência e legitimando um novo conceito de música no meio cristão que segue alcançando o coração das pessoas por todo o mundo.
Crianças Diante do Trono:
Em julho de 2002, o primeiro CD infantil – Crianças Diante do Trono – foi gravado. Uma oportunidade maravilhosa para levar a Palavra de Deus às crianças! A princípio com quatro personagens e a monitora Ana Paula, que cuida dos brinquedos na Brinquedoteca, o primeiro trabalho abordou questões gerais relativas ao universo cristão e valores universais. Hoje já são seis os integrantes do Crianças Diante do Trono. Quem são eles?
Bia: Uma boneca de pano que se achava feia por não ser loira dos olhos azuis, mas tem sua auto-estima resgatada após a canção “Aos olhos do Pai”. Meiga e doce, ela é uma personagem muito parecida com a maioria das meninas brasileiras.
Ed: Um boneco de pano super alegre, inteligente e muito divertido, que usa grandes óculos vermelhos e tem a língua presa. Ed é um representante das minorias que prova que ser diferente pode ser legal.
Vareta: Um divertido tubo, com muitas varetinhas dentro, que representa um tradicional brinquedo, que além de tudo, é acessível a todas as classes sociais. Vareta é divertido e muito curioso.
Tonico: Agitado e brincalhão, Tonico é o mais engraçado da turma. Ele é uma marionete de um conhecido animal em extinção da fauna brasileira: o Mico Leão Dourado.
Bolota: Ele é uma bola colorida, marcada pelo bom humor e disposição. Bolota é o melhor amigo do Ed. Um brinquedo popular que não se limita à raça, sexo ou idade.
Tuga: A Tuga é segunda personagem feminina. Ao contrário de uma tartaruga convencional, ela é elétrica, totalmente acelerada, a começar pelo tom de voz. Tuga é uma tartaruga “porta-trecos” missionária. Como missionária, ela já viajou pelo mundo todo alegrando crianças e levando muitas coisas lindas e interessantes dentro do seu casco.
Crianças Diante do Trono foi o início de um sonho, que hoje já se expande para a Albânia e Polônia, através da gravação do CD nessas línguas, com crianças dessas nacionalidades e distribuídos gratuitamente por agências missionárias e igrejas parceiras.